História da Igreja - O início
A semente do evangelho foi lançada no solo de Pirituba inicialmente por José Secki, membro da IASD-Lapa. Em um de seus contatos missionários na região, Secki conheceu Pedro Dias de Freitas, que aceitou o curso bíblico por correspondência da Voz da Profecia e era simpatizante da fé cristã. Logo o irmão Freitas ofereceu um salão em sua casa, à Rua Quatro, nº 4, Jardim Maristela, para a realização de reuniões evangelísticas. Participavam seus familiares, vizinhos, amigos, e alguns adventistas da IASD-Lapa, que moravam na região.
Em 20 de Agosto de 1963, o Grupo de Pirituba inicia uma série de estudos bíblicos e cursos de saúde. As reuniões eram feitas nas noites de domingo, com a apresentação de slides e filmes. A 1ª Escola Sabatina foi realizada em 21 de Dezembro de 1963 pelo Pastor Waldemar Rodrigues.
Alguns membros da IASD-Santa Cecília (hoje Vila Buarque) contribuíram muito para o avanço dos trabalhos na igreja, como o irmão Radamés Tognola e sua família.
Pouco tempo depois, a doação mais significativa - o Terreno da Av. Mutinga (atual 1793). O irmão Secki (doador do terreno), construtor, encarregou-se de erguer o prédio.
Em 31 de Dezembro de 1967 o irmão Radamés e seu filho Walter Roberto Tognola trabalharam arduamente transportando os móveis do grupo com sua Kombi. Era o início da sede atual. Ao por-do-sol foi realizado o 1º culto, na sala única da igreja (hoje classe dos juvenis). Aos poucos a igreja ganhava formas, com portas, janelas, piso, através do trabalho voluntário dos membros, homens, mulheres, e até mesmo crianças.
1969 - Uma nova etapa se inicia em Pirituba, com as Conferências Evangelísticas da Associação Paulista, dirigidas pelo Pastor Alcides Campolongo e sua equipe. Nessa época o Pastor Leondinis Vendramin arrecadou fundos para as obras de acabamento da igreja, e também levou muitas almas ao batismo. No dia 20 de Dezembro, sábado a tarde, as conferências culminaram com um grande batismo na represa do clube de campo na Vila Baronesa - Osasco, com a presença de 10 pastores oficiantes, e dezenas de almas batizadas.
Em 1970 Pirituba se desliga da Lapa e é formado um novo distrito, com seis igrejas - Pirituba(sede), Jaraguá, Perus, Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato. O 1º Pastor distrital foi Ilho Burigato, com um trabalho marcante, especialmente entre os jovens.
No dia 25 de Julho de 1970, o Grupo de Pirituba é organizado em igreja com 141 membros batizados. Dirigiram a cerimônia o Pastor Orlando Gomes Pinho (Secretario da Associação Paulista), Pastor Ilho Burigato (Distrital), Pedro Sarraci(Ancião), Julio Lino Alves (Ancião), José Androvics (Ancião), Elizena da Silva (Secretária da igreja).
Mais de cinco décadas se passaram, muitas almas foram batizadas, famílias formadas, crianças dedicadas ao Senhor, e um grande número de pioneiros de outrora, hoje "dormem no Senhor", aguardando a Volta de Jesus!
Comentários
Postar um comentário